“Bem-aventurada Virgem Maria junto à Cruz do Senhor”.

São Benedito, 12 de abril de 2019 (SISF). O Santuário Nossa Senhora de Fátima, celebra neste Sábado, 13, sua romaria mensal. uma romaria muito especial, as vésperas da Semana Santa, por esse motivo iremos invocar maria com o tema: “Bem-aventurada Virgem Maria junto à Cruz do Senhor”.

Acompanhe ao vivo por nossas Mídias Sociais

FaceBook : @padreantonioirineu

FaceBook: @santuariodefatimabr

YouTube: santuarionsf 

Esta Missa Votiva celebra a participação de Maria no mistério da Paixão, isto é, “as dores de Maria unida ao sacrifício do Filho” (oração após a Comunhão). As orações recordam várias vezes que foi por desígnio de Deus que a Virgem se fez presente junto à cruz, para que “junto à cruz do novo Adão estivesse a nova Eva” (Prefácio).

A Virgem Maria é invocada nesta Missa como “companheira” da Paixão do seu Filho (Prefácio). Celebra-se, pois, a “com-paixão” de Maria, isto é, o seu sofrer junto com Jesus. A antífona da comunhão chega a exaltá-la como “mártir”.

Digno de nota é o paralelo que o Prefácio faz com o nascimento de Jesus, ao dizer que as dores que Maria não sofreu ao dar à luz o seu Filho, as sentiu aos pés da cruz. Esta oração reforçaria a tese de um nascimento miraculoso de Jesus, no qual Maria não sentiu dores. Contudo, trata-se aqui de uma opinião teológica, e não de um dogma de fé.

Acesse aqui a liturgia celebrada nessa romaria

Precisamos ainda, realçar essa véspera de Semana Santa que chama-nos especialmente ao encontro de Deus no abraço da reconciliação e vivenciar morte e ressurreição de Cristo nosso Salvador . Reconhecer que somos pecadores e buscar a reconciliação é um exercício de maturidade humana, que torna possível a conversão, a pacificação, a inserção numa nova vida que começa no perdão. Cristo é nosso reconciliador com o Pai: “O sangue que derramou paga nossa liberdade e nos merece o perdão dos pecados”.

Veja a nossa programação:

Santas Missas:

06h30 – Missa com Pe. Antonio Justino (Viçosa do Ceará)
08h00 – Missa com Pe. Anchieta – Paroquia S. João Paulo II (São Benedito)
10h00 – Missa com Pe. Antonio Furtado – Comunidade Shalom (Fortaleza)
12h00 – Missa com Dom Francisco Edimilson (Bispo Diocesano)
15h00 – Missa com Pe. Fellinto Brito Oliveira – Araticum
17h00 – Missa com Pe. Antonio Irineu (Santuário de Fátima)
19h00 – Missa com Pe. Felipe Ribeiro – Paróquia São Benedito

Confissões:

Ao longo do dia na Capela da Misericórdia Padre Pio de Pietrelcina.
Se prepare antes, faça seu exame de consciência. Tome como base os 10 mandamentos e invoque o Espírito Santo, peça a consciência dos seus pecados e o arrependimento. Se confesse e comungue.

LITURGIA PRÓPRIA DA MISSA VOTIVA DE NOSSA SENHORA NA QUARESMA

Antífona de entrada (Lc 2,34-35)

Disse Simeão a Maria: Eis que este menino está destinado à ruína e ao reerguimento de muitos em Israel: Ele deve ser sinal de contradição, e uma espada transpassará a tua alma.

Oração do dia

Ó Deus de misericórdia, que para resgatar o gênero humano, decaído pela astúcia do demônio, associastes à paixão do vosso Filho as dores de sua Mãe, concedei ao vosso povo que, tendo renunciado à antiga herança do pecado, se revista da vida nova restaurada por Jesus Cristo. Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Ou:

Ó Deus, que junto de vosso Filho pendente da cruz quisestes que estivesse sua Mãe, participando dos seus sofrimentos, conservai na vossa família os frutos da redenção e fazei que eles aumentem sempre mais para a glória do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*

Senhor, nós vos pedimos, aceitai estes nossos dons e transformai-os com o fogo do Espírito Santo, para que no sacrifício do altar, ao qual se une a Virgem Maria, sejam perdoados os nossos pecados e abertas para nós as portas do céu. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio

Na verdade, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, por Cristo Senhor nosso. Para renovar o gênero humano quisestes, na vossa sabedoria, que junto à cruz do novo Adão estivesse a nova Eva, a fim de que ela, que pela virtude do Espírito Santo foi sua Mãe, por novo dom de vossa bondade fosse companheira da sua paixão, e as dores que não sofreu ao dar à luz o Filho as sentisse cruelmente ao fazer-nos renascer para vós. Por isso, com a multidão dos anjos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) a uma só voz:

Antífona de Comunhão

Bendita sejais, ó Virgem Maria, que sem morrer merecestes a coroa do martírio junto à cruz do Senhor.

Oração após a Comunhão

Guardai, Senhor, os vossos servos que saciastes com os sacramentos pascais ao recordarem as dores da Virgem Maria, unida ao sacrifício do seu Filho, e concedei-nos que tomando a cruz todos os dias mereçamos participar da ressurreição de Cristo. Que convosco vive e reina para sempre.

PRIMEIRA LEITURA

Saíste em socorro de nossa ruína… diante de nosso Deus. (Apênd. 1,16)

Leitura do livro de Judite 13,17-20

1,Todo o povo ficou assombrado. E, inclinando-se por terra, adoraram a Deus, dizendo a uma só voz:”Tu és bendito, ó nosso Deus, que hoje reduziste a nada os inimigos do teu povo!”

Por sua vez, dirigindo-se a Judite, falou Ozias: “Tu és bendita, ó filha, pelo Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra. Bendito é o Senhor, nosso Deus, que criou o céu e a terra, e te conduziu para ferires na cabeça o chefe dos nossos inimigos.

13 O teu louvor não se apagará do coração de todos os que se lembrarem, para sempre, da força de Deus! Que o Senhor te conceda, para tua exaltação eterna, que Ele te visite com seus bens, porque não poupaste a tua vida por causa da humilhação do nosso povo, mas te opuseste à nossa ruína, correndo diretamente ao alvo, na presença do nosso Deus”E todo o povo aclamou: “Amém, Amém!”

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL-SI 144,1-2.4-6.8-9

R. Sua ternura abraça toda criatura.

O meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos,  hei de louvar o vosso nome para sempre. 

Uma idade conta à outra vossas obras” e publica os vossos feitos poderosos proclamam todos o esplendor de vossa glória ” e de vossa imensidade todos falam.

Misericórdia e piedade é o Senhor,” ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

V. Estava junto à cruz a mãe de Jesus, sustentada pela fé, pela presença corajosa, pelo fogo do amor totalmente abrasada.

EVANGELHO

Este é o teu filho. Esta é a tua mãe

Proclamacao do Evangelho de Jesus Cristo

segundo São João (19,25-27)

Naquele tempo perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a Irma da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho” Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

Palavra da Salvação.

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!