Palavra do Reitor › 20/10/2015

Fortalecidos na oração do rosário, seguimos em missão no anúncio do Evangelho

495791-102455131Outubro é um mês muito especial para todos nós, pois somos convidados a refletir sobre o ser missionário em nossa vida cristã. Somos chamados a ofertar a vida a Jesus Cristo, à Igreja, à humanidade. A sermos imitadores vivos do Cristo no anúncio do Evangelho e no auxílio ao próximo. Assim, experimentemos concretamente o mandato de Cristo aos discípulos: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

Por isso mesmo, neste mês, precisamos reforçar ainda mais a nossa devoção mariana, a confiança na Virgem Mãe, a Porta do Céu, aquela que nos conduz, diariamente, ao Filho de Deus. Neste sentido, a oração do Rosário é para nós, devotos de Nossa Senhora, importante instrumento nesta busca de corresnponder ao chamado de Cristo, pois ele faz-nos meditar sobre os mistérios de nossa redenção. Seja em família, em grupos de orações, nas comunidades, pastorais ou em forma individual, o rosário é “um instrumento espiritual eficaz contra os males da sociedade” (Papa Leão XIII, em 1883, na Encíclica Supremi apostolatus officio).

Em suas aparições, em Fátima e Lourdes, Nossa Senhora pediu insistentemente aos videntes para que rezassem o terço sempre. Ela disse aos pastorinhos, em Fátima, que “não há problema de ordem pessoal, familiar, nacional e internacional, que o santo terço não possa ajudar a resolver”. Por isso, o terço e o rosário tornaram-se orações amadas pelo povo de Deus. O Papa João Paulo II disse que essa era “a sua oração predileta”; sempre o víamos rezando-a.

Irmãos e irmãs, portanto, para atendermos a missão que o Senhor nos confia hoje, como missionários para anunciar o Reino de Deus, coloquemonos sob a poderosa intercessão da Virgem Mãe, Nossa Senhora de Fátima, confiantes de que, na oração do santo rosário, a Virgem Maria nos ensina e nos anima na vida de Cristo. Que o santo terço diário seja sempre a nossa força, o nosso consolo. Que Nossa Senhora do Rosário nos ajude a redescobrir a beleza e a atualidade do Santo Rosário. Peçamos pelas intenções da igreja, do Papa Francisco e deste Santuário de Fátima!

Semanalmente, na segunda-feira, às 19h, o devoto de Nossa Senhora de Fátima tem um encontro marcado com a unção do Espírito Santo no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande. A Santa Missa da Saúde, presidida pelo Padre Antonio Irineu, reúne milhares de fiéis na adoração e louvor ao Senhor. Para os fiéis, a Celebração fortalece a fé e o propósito de seguir Jesus Cristo, na prática fraterna do Evangelho. “Uma verdadeira chuva de bênção”, declara a devota Maria Vasconcelos. “Obrigada, Nossa Senhora de Fátima. Obrigada Jesus, por tudo que tem realizado em minha vida e obrigada, Padre Antonio”, pontua a fiel Maria Emiliana.

Padre Antonio Martins Irineu (Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande)