Palavra do Reitor › 03/11/2014

Sentido da oração pelas almas

BAGHDAD, IRAQ - APRIL 7: Worshippers pray at a service for Pope John Paul II on April, 7, 2005 at a Catholic church in Baghdad, Iraq. Pope John Paul II died at his residence in the Vatican on April 2, aged 84 years old.  His funeral will be held in St. Peter's Square on Friday, April 8. Cardinals under the age of 80 will start the conclave on April 18, where a new Pope will be chosen. (Photo by Wathiq Khuzaie/Getty Images)Amados fiéis, devotos de Nossa Senhora de Fátima!

É chegado o mês de novembro, mês em que celebramos o culto aos mortos ou Dia de Finados. O dia 02 de novembro é a data escolhida pela Igreja para recordar e orar pelas almas das pessoas falecidas, convidando toda a comunidade para este gesto de caridade e de sufrágio.

O sentimento dos cristãos, ao visitar os túmulos e participar das missas e orações por seus entes queridos, não é somente de saudade, mas de esperança pelo reencontro na Casa do Pai. Essa fé nos permite celebrar, com esperança, a memória de todas as pessoas que nos precederam na partida deste mundo para a eternidade.

Na certeza da vitória da ressurreição, com Cristo, da vida sobre a morte, somos convidados, sobretudo, neste mês, a dedicarmos orações pelas almas das nossas irmãs e irmãos falecidos. Assim podemos viver a Comunhão dos santos a caminho do Céu, onde nosso Senhor Jesus Cristo, ressuscitado, nos reserva a morada definitiva.

A morte deve ser compreendida como a passagem para a vida eterna. Crer em Cristo e na sua ressurreição exige de nós abertura de coração, humildade e sabedoria. O melhor que podemos oferecer pelas almas é a Santa Missa e as nossas orações.

Por isso, faça um momento de oração, e peça por um ente querido que já partiu. Amparados pela fé e pela promessa da vida eterna, sejamos consolados em nossas perdas ao longo da vida. Que o Cristo Ressuscitado seja sempre a razão da nossa esperança.

Padre Antonio Martins Irineu / Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande