Notícias › 01/07/2014

Papa começa reunião com seus cardeais conselheiros no Vaticano

1327466Começa nesta terça-feira, 01, a reunião do Conselho dos Cardeais que deve propor novas fusões e competências na Cúria romana.

Os quatro dias de trabalho, até o dia 4, serão decisivos para a reforma do governo central da Igreja. Os oito cardeais conselheiros – mais o nono membro, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado – devem rever o debate dos últimos encontros e preparar uma síntese. Com a coordenação do cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga, o grupo avançará propostas concretas sobre as quais o Papa Francisco, sempre presente no debate, tomará suas decisões.

Várias questões serão analisadas: a figura do hipotético “moderator curiae”, o destino de alguns Pontifícios Conselhos e a agregação de outros, sempre com a finalidade de modernizar, simplificar e principalmente, economizar. Com este objetivo, foi criada recentemente a Secretaria para a Economia, confiada ao Cardeal George Pell, arcebispo emérito de Sydney, que está estudando também como reduzir os custos das realidades vaticanas envolvidas com a comunicação e a informação.

Outro tema na mesa é o futuro do IOR, Instituto para Obras de Religião, cuja comissão de controle, presidida pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castello se reúne também esta semana.
Os oito cardeais conselheiros do Papa são: Giuseppe Bertello (Presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano), Francisco Javier Errázuriz Ossa (único emérito do grupo), Oswald Gracias (arcebispo de Mumbai), Reinhard Marx, (arcebispo de Munique), Laurent Monsengwo Pasinya, (arcebispo de Kinshasa), Sean Patrick O’Malley (Boston), George Pell (Prefeito da Secretaria para a Economia), Andrés Rodríguez Maradiaga (arcebispo de Tegucigalpa). O secretário é o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro.

Por Rádio Vaticano

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!