10ª Romaria da Fé da início com destino ao Santuário do Rosário de Fátima em São Benedito-CE

Romeiros de Ipu e região saíram de várzea do Jiló na cidade de Ipu na 10ª edição da Romaria da Fé com destino ao Santuário de Fátima em São Benedito a romaria inicia na noite deste sábado dia 15 e encerra na manhã do dia 16.

A estimativa é de receber um bom número de romeiros já que nos últimos dois anos não aconteceu por ocasião da pandemia da covid-19. No local, foi realizada benção de envio com água benta. O percurso é de quase 50 km até o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Reunindo fiéis de diversas paróquias a Romaria da Fé conduz os participantes a caminharem durante cerca de 12 horas. A realização da Romaria da Fé com Cristo Rei, o filho da Rainha, fica a cargo de Comunidade Cristo Rei e dos homens do terço de Ipu. Sobre uma forte neblina, romeiros caminham, mais uma vez, uns para pedir e outros para agradecer as muitas graças alcançadas.

A inspiração da Romaria surgiu da devoção a Nossa Senhora de Fátima por ocasião do ano da fé. Honravam Nossa Senhora de Fátima no aniversário da última aparição, A Romaria já está no calendário municipal. O evento ocorre a cada ano no sábado mais próximo ao dia 13 de outubro. Na chegada no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Benedito, os romeiros participarão da celebração Eucarística celebrada pelo Padre Ronaldo Marques, vigário paroquial de Ipu.

A romaria fortalece a fé do povo e promove a união. A experiência de sair do seu lugar, sair de si e ir ao encontro do outro, faz crescer e amadurecer a fé e o compromisso com Deus, com a Verdade, com a Vida.

A Romaria da Fé é uma das mais belas e tradicionais peregrinações realizadas ao Santuário de Fátima em São Benedito onde já está mobilizado para receber os romeiros desde a madrugada deste domingo.

Todas as pessoas seguem em romaria carregando um cajado na mão, objeto que carrega um significado importante na romaria da fé. O cajado é a presença de Deus na caminhada, é aquele que sustenta, que ajuda e, que está sempre ao seu lado. É a presença de Deus entre nós. Quando Moisés abriu o mar vermelho, ele estava com o que na mão? Com um cajado”, faz alusão a uma passagem bíblica que carrega o mesmo significado de fé. “Nosso senhor disse que meu cajado e meu bastão te sustentará. Então, o cajado tem o significado que ao longo da caminhada cada romeiro tem um Deus ao nosso lado.