3ª Novena de Pentecostes

RUMO A PENTECOSTES COM O SANTUÁRIO DE FÁTIMA. VEJA NOSSA PROGRAMAÇÃO ONLINE E O TEXTO DA NOVENA:

TERCEIRA  NOVENA: dia 24/05

12:00h – Santa Missa
13:00h – Cerco do Rosário
15:00h – Cerco da Misericórdia
17:00h – I Novena de Pentecostes

ACESSE TUDO AO VIVO AQUI:

YouTube: Padre Antonio Irineu
Facebook – @padreantonioirineu

Facebook – @santuariodefattimabr

Novena ao Espírito

Oração preparatória

Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Invocação ao Espírito:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo Senhor Nosso, Amém!

Ó Vinde Espírito Criador

Óh vinde Espirito Criador, as nossas almas visitai. Enchei os nossos corações, com vossos dons celestiais.

Sois doador dos sete dons e sois poder nas mãos do Pai, por Ele prometido a nós, por nós Seus feitos proclamais.Vós sois chamado o intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

A nossa mente iluminai os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz. Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer, que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Oração para todos Os dias antes da meditação.

Ó Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa! Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este

devoto exercício, digne-se a visitar com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com Tua Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundância de Vossas divinas misericórdias. Amém!

Oração final para todos os dias da Novena.

Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; Sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas. Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir desta consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…

3º Dia

O Espírito Santo nosso Consolador.

1. Depois do pecado original, a miserável descendência de Adão sofre pela dor, consequência não apenas do primeiro pecado, mas também das obras cometidas por nós mesmos. Ora, o Espírito Santo, que é Amor, não deixará sofrer seus amados sem derramar sobre eles muitíssimas consolações. E é porque Ele nos consola, que a Igreja O chama de “Consolador Perfeito”, e possui para Ele os mais doces nomes, como “Pai do Pobres”, “Repouso no cansaço”, “Doce Refrigério”, “Alívio no Pranto”. Se bem que Ele não nos tira das mãos aquele cálice da amargura que devemos beber a semelhança do Salvador. Contudo, o Espírito Santo sabe misturar sua doçura às nossas amarguras nas dores que nos vem da parte das criaturas, Ele nos dá o conforto da Sua graça; nas desgraças, um doce e tranquilo impulso para nos conformarmos. Em cada sofrimento, o Espírito nos dá um raio de Sua luz que nos faz entender que por detrás daquele mal, existe um bem, e uma voz de verdade que nos recorda as eternas recompensas por sofrermos; e com Aquela voz de verdade, a alma atribulada é consolada pelo Perfeito Consolador que a ela se entrega.

2. Se temos um Perfeito Consolador, porque o mundo está repleto de aflitos? Porque em toda a parte se derramam lágrimas, e porque se escutam os gemidos de dor? Porque se chega ao suicídio? Infelizmente, devemos constatar que esses não conhecem o Espírito Santo, que é o Verdadeiro Consolador do homem, porque o sofrimento deles não possui conforto. Mas porque isso acontece também entre os cristãos? A razão é clara: Também entre os cristãos, pouco se conhece e menos ainda se honra e se ora ao Espírito Consolador. Mas, se vemos almas que no sofrer se mantêm tranquilamente conformadas, podemos bendizer que elas estão com o Espírito Santo, e se vemos algumas que em meio as tribulações podem repetir como São Paulo que superabundam em alegria, podemos também dizer que estas são plenas do Espírito Santo e cheias da Verdadeira consolação. (Meditação pessoal)

Oração:

Ó minha alma fraca e mesquinha, o Espírito Santo até agora não te preencheu de todas as divinas consolações, porque foi por ti pouco conhecido, menos honrado, e rara e friamente invocado. Quando tristeza, abatimento, melancolia e toda espécie de dor oprimiam a minha alma, Vós ó Consolador Perfeito, esperavas de mim apenas um olhar, um suspiro, um lançar-se de filial confiança para derramar-me no seio de vossos divinos confortos.
Perdoai minha ignorância e a falta de confiança com que Vos tenho tratado até agora. Neste momento, te abro toda a minha alma, ó Divino Consolador, e Vos prometo que em todas as dores desta vida, recorrerei prontamente ao Vosso socorro, e não procurarei outro consolador senão Vós, ó Pai dos Pobres, Repouso no cansaço e Alívio no pranto.

Oração final para todos os dias…

 

ROSÁRIO DO ESPIRITO SANTO

Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Em cada mistério:

Pede-se um dom do Espírito Santo, repete-se 7 vezes:
Pai Santo, no nome de Jesus, manda teu Espírito para renovar o mundo!

Conclui-se com:

Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador, roga por nós!
Os sete Mistérios invocando os sete dons do Espírito Santo.

1.Vem, ó Espírito de Sabedoria, desapeganos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu.

Pai Santo…
Ó Maria…

2.Vem, ó Espírito de Inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da tua eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos.

Pai Santo…
Ó Maria…

3.Vem, ó Espírito de Conselho, faz-nos dóceis às tuas inspirações e guia-nos na via da salvação.

Pai Santo…
Ó Maria…

4.Vem ó Espírito de Fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra os nossos inimigos espirituais.

Pai Santo…
Ó Maria…

5.Vem ó Espírito de Ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos.

Pai Santo…
Ó Maria…

6.Vem ó Espírito de Piedade, vem habitar em nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos.

Pai Santo…
Ó Maria…

7.Vem ó Espírito de Temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males antes que pecar.

Pai Santo…
Ó Maria…

Invocação a Maria:

Ó Puríssima Virgem Maria, que em tua Imaculada Conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:
R: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria, que no mistério da encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:
R: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria, que perseverando em oração no cenáculo com os apóstolos, foste abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:
R: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria…

Oração Final
Venha sobre nós o teu Espírito, Senhor, transforme-nos interiormente com seus dons; criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à Tu a Santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!