“A Virgem Maria, imagem e Mãe da Igreja”

São Benedito, 12 de junho de 2018 (SISF). O Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, em São Benedito – Ce, está pronto para celebrar  mais uma romaria  neste dia 13 de junho. E neste primeiro ano após o centenário convidamos você e sua família para juntos honramos nossa Mãe Santíssima.

Neste dia 13 em que comemoramos os 101 anos da segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, e celebraremos a Missa votiva:  “A Virgem Maria, imagem e Mãe da Igreja”. Esse titulo nos remete a uma das cenas mais belas da escritura que foi o momento de Pentecostes onde Maria atuou como Mãe da igreja congregando seus filhos os mantendo unidos os apóstolos ate a vinda do Espírito Santo.

Não esqueça ao chegar ao Santuário não deixe de registrar sua caravana em nossa secretária ou nos pontos de atendimento. Como o Santuário é uma casa de oração, ao chegar visite a Capela do Santíssimo, a Capela Mãe de Deus, a Capela da Misericórdia, onde durante todo o dia os padres atendem confissões, não esqueça também de manter o silêncio nesses espaços. Desde já estamos rezando por você.

Pra vocês fieis que moram muito longe ou que por algum outro motivo não poderão estar aqui o Santuário poderá chegar ate sua casa através de nossas mídias sociais,  acessando nossa Web TV e nossa Web Radio onde poderá acompanhar todas as missas em tempo real, é fácil e rápido é so acessar os links abaixo

Assista Pelo FaceBook

Assista Pelo YouTube

Ouça Pela Web Radio

Veja abaixo a programação da romaria.

Neste dia especial celebraremos sete missas sendo a primeira às 06h30 e seguida pela das 08h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. Confissões durante todo o dia na Capela da Misericórdia

Liturgia própria da missa votiva:

Bem-aventurada Virgem Maria, imagem e Mãe da Igreja

(Para o Tempo Comum)

Introdução

Este formulário celebra a bondade de Deus, que ama tanto sua Igreja que lhe dá a Virgem Maria como imagem profética de sua peregrinação na terra e de sua futura glória no céu, como expressa a Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II, n. 103: “A santa Igreja venera com especial amor, porque indissoluvelmente unida à obra de salvação do seu Filho, a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, (…) em quem contempla, qual imagem puríssima, o que ela, toda ela, com alegria deseja e espera ser”.

A celebração recorda uma série de títulos da Virgem Maria, através dos quais a Igreja contempla seu próprio mistério e caminha rumo à perfeição:

a) Discípula fiel: este título aparece de maneira implícita na Coleta, onde se pede que a Igreja “fixando nela [em Maria] o seu olhar, siga fielmente a Cristo”;

b) Virgem gloriosa pela integridade da fé (Prefácio): como Maria, a Igreja é chamada a “guardar fidelidade total e pura ao seu Esposo” (Lumen Gentium, n. 64);

c) Esposa (Prefácio): unida a Cristo em um vínculo indissolúvel de amor. “A Igreja, meditando piedosamente na Virgem, (…) mais e mais se conforma com o seu Esposo” (LG, n. 65).

d) Mãe fecunda (Prefácio): à exemplo de Maria, também a Igreja é chamada a ser mãe, pois, “pela fiel recepção da palavra de Deus, pela pregação e pelo Batismo, gera, para vida nova e imortal, os filhos concebidos por ação do Espírito Santo” (LG, n. 64);

e) Rainha ornada com joias das virtudes (Prefácio): Por fim, a Igreja contempla em Maria sua vocação, “o que ela, toda ela, com alegria deseja e espera ser” (SC, n. 103).

Antífona de entrada

Salve, Santa Maria, espelho sem mancha!

Em vós a Igreja contempla a imagem puríssima de sua futura glória.

Oração do dia

Deus de poder e bondade, que manifestais na Virgem Maria o mais excelso fruto da redenção, fazendo-a refulgir como imagem puríssima da Igreja, concedei ao vosso povo peregrino nesta terra que, fixando nela o seu olhar, siga fielmente a Cristo, até chegar àquela plenitude da glória que, em Maria, alegra já contempla. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas

Fazei, Senhor, que a oferenda consagrada ao vosso nome nos purifique totalmente e a Igreja se conforme cada vez mais à imagem de Cristo, que ela já contempla e exalta em sua Mãe. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio

Senhor, Pai santo, Deus eterno e onipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor;

Na vossa infinita bondade, destes à Igreja, como imagem puríssima da dedicação materna e da futura glória, a bem-aventurada Virgem Maria. Ela é a Virgem gloriosa pela integridade da sua fé; é a Esposa, pelo vínculo indissolúvel do amor, unida à Cristo e associada à sua Paixão; é a Mãe, fecunda pela virtude do Espírito Santo e solícita pelo bem de todos os homens; é a Rainha, adornada com as joias das virtudes, vestida de sol e coroada de estrelas, para sempre participante da glória do seu Senhor.

Por isso, com a multidão dos anjos, que adoram a vossa majestade e se alegram eternamente na vossa presença, proclamamos a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

Antífona de Comunhão (Cf. Sb 7,26)

A Virgem Maria é o esplendor da luz eterna, espelho puríssimo da atividade de Deus e a imagem da sua bondade.

Ou (Cf. Lc 1,31):

Eis que conceberás em teu seio e darás à luz um Filho, e lhe porás o nome de Jesus.

Oração após a Comunhão*

Concedei, Senhor, à vossa Igreja que, fortalecida por este admirável sacramento, siga com alegria os caminhos do Evangelho até chegar um dia à bem-aventurada visão da paz, da qual já goza na terna glória a Virgem Maria, vossa humilde serva. Por Cristo, nosso Senhor.

Liturgia da Palavra

PRIMEIRA LEITURA

Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos

Leitura do livro do Apocalipse (21,1-5ª)

Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus entre os homens.

Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles. Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos.

A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes”. Esta é a morada de Deus entre os homens. Aquele que está sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas”.

Palavra do Senhor

 

SALMO RESPONSORIAL-Is 12,2-3.4bed.5-6

 

É grande em vosso meio o Deus Santo de Israel.

 

Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;

o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.

R.

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,

invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,

entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

R.

Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,

publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!

Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,”

porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel

R.

EVANGELHO

Eis que conceberás e darás à luz um filho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas  (1,26-38)

 

Naquele tempo, O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José.

Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.

Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?

O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”

Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

E o anjo retirou-se.

Palavra da Salvação.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!