Notícias › 20/02/2014

Cardeal afirma que um dos temas do Consistório será a família

KasperO prefeito emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, afirmou à imprensa, nesta quarta-feira, 19, que um dos temas tratados no Consistório pelos cardeais do mundo inteiro será os “desafios da família.

O cardeal alemão fará uma colocação sobre a família durante o Consistório. “A família está no centro de uma crise, e ela é parte da Igreja, célula da sociedade. E aqui está o verdadeiro problema de hoje”, destacou Dom Kasper durante coletiva em Roma.

Kasper assinalou também a preocupação do Papa em ouvir todos os cardeais e destacou a colegialidade. “Não se pode fazer tudo de Roma. Deve-se ouvir todos e somente no fim haver uma decisão do Papa. Esta colegialidade, a meu ver, é importante para levar a sério as decisões e opiniões dos outros”, afirma.

O prefeito emérito ressaltou a imagem de uma Igreja “de portas abertas”, como sempre recorda o Papa Francisco sobre o modelo ideal de evangelização. “A Igreja deve ser um pouco como o Bom Samaritano, também no hospital que é a família. Deve, portanto, curar as feridas que existem e ajudar “, concluiu o cardeal.

Os cardeais foram convocados, pelo Papa Francisco, para um Consistório extraordinário nos dias 20 e 21 de fevereiro. No sábado, 22, acontecerá a cerimônia de criação de 19 cardeais, sendo 16 eleitores, que podem participar da eleição de um novo Papa.

Por Canção Nova, com Agências