“Bem-aventurada Virgem Maria templo do Senhor”.

 

São Benedito, 12 de fevereiro de 2018 (SISF). Queridos irmãos e irmãs nesta terça feira, 13, o Santuário Nossa Senhora de Fátima celebra sua Romaria mensal e quer junto com você viver a verdadeira alegria que não está presente nos carnavais do mundo.

Acompanhe em tempo real pela Web Tv Maria Mãe de Deus.

Faça parte desta missão, cadastre-se na Campanha Romeiros de Fátima.

Neste dia 13 será celebrada a Missa Votiva da “Bem-aventurada Virgem Maria,  templo do Senhor”. Esta liturgia destaca Maria como Sacrário vivo que com seu “SIM” trouxe ao nosso meio o Salvador

Jesus no Evangelho apresenta-se como o templo (Jo 2,19-22), através do qual se adora o Pai “em espírito e verdade” (Jo 4,23). A teologia paulina estende esta imagem do templo para a Igreja, seja ela considerada em sua totalidade (Ef 2,19-21), seja em relação a cada fiel (1Cor 3,16-17): “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?”.

Sendo cada fiel cristão “templo do Senhor”, por especial razão este título pode ser aplicado à Virgem Maria, que carregou em seu seio o próprio Filho de Deus e conservou fielmente em seu coração a Palavra de Deus (Lc 2,16-17). A imagem do templo aplicada a Maria celebra, pois, sua maternidade e sua santidade de vida.

Note-se que o próprio relato da Anunciação (proposto como Evangelho desta Missa) encontra notáveis paralelos com a dedicação do templo de Salomão (sugerida como opção de leitura). Ambos são descritos com a imagem da nuvem/sombra de Deus que desce e santifica o seio de Maria e o templo.

Ainda nesta Missa se recordam outros títulos de Maria relacionados à imagem do templo: casa de ouro, palácio do rei, cidade santa, arca da aliança (Prefácio), morada do Altíssimo (Antífona de Comunhão).

Neste dia especial celebraremos sete missas sendo a primeira às 06h30 e seguida pela das 08h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h e também contaremos com a presença de sacerdotes no atendimento de confissões na capela Padre Pio.

Organize sua caravana e venha celebrar conosco. Ao chegar ao Santuário não deixe de registrar sua caravana em nossa secretária ou nos pontos de atendimento. Como o Santuário é uma casa de oração, ao chegar visite a Capela do Santíssimo, a Capela Mãe de Deus, a Capela da Misericórdia, a Sala dos Milagres e participe da Santa Missa na Igreja principal. Em todos estes espaços prime pelo silêncio, fale baixo, desligue o celular, não consuma alimentos dentro destes recintos e coloque o lixo sempre na lixeira. Nós e o Espírito Santo esperamos você e sua família. Boa Romaria!

 Liturgia Votiva da “Bem-aventurada Virgem Maria, templo do Senhor”

LEITURA I 1 Reis 8, 1.3-7.9-11

«A nuvem encheu o templo do Senhor»

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias, o rei Salomão convocou à sua presença, em Jerusalém, os anciãos de Israel, os chefes das tribos e os chefes das famílias de Israel, para levarem da Cidade de David, que é Sião, a arca da aliança do Senhor. Quando chegaram todos os anciãos de Israel, os sacerdotes e os levitas pegaram na arca do Senhor. Transportaram-na juntamente com a Tenda da Reunião e todas as alfaias sagradas que nela se encontravam. O rei Salomão e toda a comunidade de Israel, reunida junto dele, diante da arca, ofereciam em sacrifício tantos carneiros e bois que não se poderiam contar nem calcular. Os sacerdotes colocaram a arca da aliança do Senhor no seu lugar, isto é, na parte interior do templo, chamada Santo dos Santos, sob as asas dos querubins. Os querubins estendiam as asas por sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e os seus varais. Na arca não havia nada, além das duas tábuas de pedra, que Moisés, no monte Horeb, aí tinha colocado: as tábuas da aliança que o Senhor estabeleceu com os filhos de Israel, quando eles saíram da terra do Egipto. Logo que os sacerdotes saíram do santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor e os sacerdotes não puderam continuar a exercer o seu ministério por causa da nuvem: a glória do Senhor enchia o templo.

Palavra do Senhor.

Ou:

LEITURA I Ap 21, 1-5a

«Eis a morada de Deus com os homens»

Leitura do Apocalipse de São João

Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: «Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com os homens: eles serão o seu povo e o próprio Deus, no meio deles, será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; nunca mais haverá morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu». Disse então Aquele que estava sentado no trono: «Vou renovar todas as coisas».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 83 (84), 3.4.5 e 10.11 (R. Ap 21, 3b)

Refrão: Esta é a morada de Deus entre os homens!

Evangelho (Lc 1,26-38)

 — O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

 

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!