Sem categoria › 25/08/2013

Diocese de Tianguá Celebra Dia Nacional do Catequista no Santuário

dia-do-catequistaSão Benedito, 25 de agosto de 2013 (SISF). A Diocese de Tianguá celebrou no último domingo de agosto, o Dia Nacional do Catequista no Santuário de Fátima da Serra Grande em São Benedito.

Ao meio dia, padre Antonio Irineu, reitor do Santuário, acolheu os catequistas que vieram em peregrinação de todas as paróquias da diocese. Padre Antonio, fez uma belíssima exortação realçando a importância da Catequese e do Catequista para a vida da Comunidade Cristã, realçando ainda a importância desta Romaria da Catequese no Ano da Fé.

Em seguida o Ministério de Música Rainha da Paz ministrou um grande louvor preparando o coração dos catequistas para esta bela celebração. E concluindo, num belo gesto de acolhida, padre Antonio abençoou a todos com água perfumada:

Para expressar nossa alegria e afeto em recebê-los aqui na casa de nossa Mãe de Fátima, quero expressar essa alegria abençoando a todos com esta água perfumada com nardo. Como o intenso e inconfundível cheiro do nardo, exalemos também nós, o bom odor de Cristo neste mundo que não anda cheirando muito bem. Ide e anunciem o Evangelho a todas as criaturas em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”

Após a acolhida fizemos uma pausa para o almoço. Mas quem peregrina não pode perder muito tempo, e logo, ainda antes das 14 horas, Padre Gilvan Manuel, missionário e padre cantor, comandou  um animadíssimo e alucinante show católico. Como a grande maioria dos nossos catequistas são jovens, foi uma festa e tanto.

Antes da santa missa, o Frei Refúgio dirigiu uma breve exortação aos catequistas. Em seguida, por volta das 16 horas, iniciou-se a santa missa presidida pelo nosso bispo, D. Francisco Javier e concelebrada por pe. Antonio (reitor do Santuário), pe. Arnalton (Carnaubal), Pe. Felipe (Croatá), Pe. Clodoaldo de São Benedito e Pe. Antonio Justino (Viçosa). Destacamos ainda a presença e dedicação de padre Fellinto Brito, que desde cedo atendeu muitíssimas confissões. E a presença de Fr. Refúgio e Fr. Júlio, padres Agostinianos de Guaraciaba.

Dom Javier destacou a importância da Catequese na formação da Comunidade Cristã e que se alicerça sempre na Palavra de Deus. E manifestou intensa alegria em celebrar esta festa com a presença de quase 2 mil catequistas de toda a diocese. Percebemos também muita alegria dos catequistas e da coordenação diocesana, na pessoa de Efigênia, pela belíssima realização.

O Santuário de Fátima da Serra Grande, agradece a compreensão de todos, pois ainda é uma casa em construção. Mas tenta sempre suprir suas limitações acolhendo e servindo a todos com alegria. Afinal este é nosso lema: ‘servir do jeito de Maria’.