Notícias › 07/07/2014

Encontro inter-religioso vai debater mudança climática

mudancasclimaticasNos dias 21 e 22 de setembro, a cidade de Nova Iorque irá sediar o “Encontro Inter-religioso sobre Mudanças Climáticas”.

O encontro foi divulgado pelo Conselho Mundial de Igreja, durante as reuniões, em Genebra (Suíça), do Comitê Central.

O evento a ser organizado em colaboração com religiões pela paz, buscará, de um lado, que cerca de 30 líderes religiosos adotem uma posição comum para animar e desafiar líderes políticos internacionais a abordar concretamente as causas e as consequências das mudanças climáticas; por outro, que líderes eclesiais se comprometam a promover ações em seus campos de atuação.

A reunião inter-religiosa se realizará antes de um importante vértice das Nações Unidas sobre o tema das mudanças climáticas, convocado diretamente pelo Secretário-Geral Ban Ki-Moon, com a intenção de catalisar as ações que favoreçam a redução das emissões, o fortalecimento da resiliência ambiental, e a mobilização da vontade política para o estabelecimento de um acordo legal significativo e vinculante para os Estados-membros em 2015.

O Comitê Central do CMI expressou sua esperança de que sua voz comum possa ser escutada também durante a “Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas”, que terá lugar em Lima, Peru, em dezembro de 2014.

Segundo o coordenador do programa “Cuidado da Criação e Justiça Climática” do CMI, Dr. Guillermo Kerber, os 30 participantes do encontro inter-religioso representarão cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e indígenas.

Por Rádio Vaticano

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!