Notícias › 09/04/2014

Humanidade sustentável, natureza sustentável: nossa responsabilidade

1_0_788840As Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais promovem, de 2 a 6 de maio, no Vaticano, um seminário sobre o tema “Humanidade sustentável, natureza sustentável: nossa responsabilidade”.

Especialistas de todo o mundo debaterão temas como: qual o estatuto da pessoa humana num mundo onde a ciência predomina? Como entendemos uma boa relação entre homem e natureza? Os recursos naturais estão na base do crescente abismo entre o mundo dos ricos e o mundo dos pobres?

De acordo com os organizadores do evento, os “problemas ambientais” e as “perspectivas” se apresentam de maneira diferente a culturas diferentes.

Alguns identificam os problemas ambientais com o crescimento da população mundial, outros defendem que se trata de modelos errôneos de crescimento econômico. Há quem veja indícios de problemas ambientais na poluição urbana das economias emergentes, e outros que veem esses mesmos indícios diante da pobreza de inúmeros países.

Com este seminário, os organizadores não pretendem catalogar os problemas ambientais: “Nós, ao invés, nos propomos a analisar estes desafios humanos e ambientais a partir de uma tríplice aliança que está na base da sobrevivência humana: alimentação, saúde e energia”, lê-se no comunicado do encontro.

Entre os participantes, estão o Presidente da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, e o Presidente da Cáritas Internacional, Card. Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga.

Por Rádio Vaticano

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!