Sem categoria › 11/12/2013

Leituras próprias da Santa Missa “A Virgem Maria, Filha Eleita de Israel”.

advento

A VIRGEM MARIA, FILHA ELEITA DE ISRAEL

Primeira Leitura – opção I

LEITURA I Gen 12, 1-7 «Como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre»

Leitura do Livro do Génesis

Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome e serás uma bênção. Abençoarei a quem te abençoar, amaldiçoarei a quem te amaldiçoar; por ti serão abençoadas todas as nações da terra».

Abrão partiu, como o Senhor lhe tinha ordenado, e levou consigo Lot. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Tomou consigo Sarai sua esposa, seu sobrinho Lot, todos os bens que possuía e os servos que reunira em Harã, e partiram em direção à terra de Canaã.

Tendo chegado à terra de Canaã, Abrão atravessou o país até ao lugar de Siquém, até ao Carvalho de Moré. Os cananeus viviam então naquela terra. O Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: «Darei esta terra à tua descendência». E Abrão ergueu ali um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido.

Palavra do Senhor.

Primeira Leitura – opção II

LEITURA II Sam 7, 1-5.8b-11.16  «O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David» (Lc 1, 32)

Leitura do Segundo Livro de Samuel

Quando David já morava em sua casa e o Senhor lhe deu tréguas de todos os inimigos que o rodeavam, o rei disse ao profeta Natã: «Como vês, eu moro numa casa de cedro e a arca de Deus está debaixo de uma tenda». Natã respondeu ao rei: «Faz o que te pede o coração, porque o Senhor está contigo». Nessa mesma noite, o Senhor falou a Natã, dizendo: «Vai dizer ao meu servo David:Assim fala o Senhor: Pensas edificar um palácio para Eu habitar? Tirei-te das pastagens onde guardavas os rebanhos, para seres o chefe do meu povo de Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos.

Dar-te-ei um nome tão ilustre  como o nome dos grandes da terra. Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e nele o instalarei para que habite nesse lugar, sem que jamais tenha de andar errante nem os perversos tornem a oprimi-lo como outrora, quando Eu constituía juízes no meu povo de Israel. Farei que vivas seguro de todos os teus inimigos; e o Senhor anuncia que te vai fazer uma casa. A tua casa e o teu reino  permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 112 (113), 1-2.3-4.5-6.7-8 (R. 2)

Refrão: Bendito seja o nome do Senhor para sempre.

 

Louvai o Senhor, servos do Senhor,  louvai o nome do Senhor.

Bendito seja o nome do Senhor,  agora e para sempre.

 

Desde o nascer ao pôr do sol,  seja louvado o nome do Senhor.

O Senhor domina sobre todos os povos,  a sua glória está acima dos céus.

 

Quem se compara ao Senhor, nosso Deus,  que tem o seu trono nas alturas,

e Se inclina lá do alto,  a olhar o céu e a terra?

 

Levanta do pó o indigente  e tira o pobre da miséria, para o fazer sentar com os grandes, com os grandes do seu povo.

Em vez desta leitura com o seu salmo, pode utilizar-se a que vem  indicada no Apêndice, n. 5: p. 217.

 

ALELUIA

Refrão: Aleluia. Repete-se Ó rebento da raiz de Jessé,  sinal erguido diante dos povos: vinde libertar-nos, não tardeis mais. Refrão

 

EVANGELHO Mt 1, 1-17

Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, filho de Abraão

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de babilónia. Depois do desterro de babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de babilónia, catorze gerações; do desterro de babilónia até Cristo, catorze gerações.

Palavra da salvação.

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!