Missa de São Pio de Pietrelcina

PadrePio

São Benedito, 22 de setembro de 2016 (SISF). O Santuário de Fátima celebra na próxima sexta, 23 de setembro, a Festa de São Pio de Pietrelcina e convida a todos a celebrar em honra desse grande Santo ás 19h00 aqui no Santuário.

Acompanhe em tempo real pela Web Tv Maria Mãe de Deus.
Acenda uma vela em nossa Capela Virtual e rezaremos por você.
Faça parte desta missão, cadastre-se na Campanha Romeiros de Fátima.
Ouça em tempo real pela nossa Web Radio Maria Mãe de Deus

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.

Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.
Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.

Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como “barba azul”.

Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.
Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice.

Padre Pio dizia: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

 

Veja abaixo a liturgia própria da missa do Padre Pio

 

ANTÍFONA DE ENTRADA Dan 3, 84.87.

Sacerdotes do Senhor bendizei o Senhor! Santos e humildes de coração, bendizei o Senhor.

ORAÇÃO DA COLETA

Deus todo-poderoso e eterno, que destes a São Pio, sacerdote, a graça de participar de modo admirável na cruz do vosso Filho, e por meio do seu ministério renovastes as maravilhas da vossa misericórdia, concedei-nos, por sua intercessão, que, unidos constantemente á paixão de Cristo, tenhamos a alegria de alcançar a glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

1ª LEITURA Jer 9, 22-23 – “A verdadeira sabedoria”

Leitura do Livro de Jeremias

Assim diz o Senhor: “Que o sábio não se glorie da sua sabedoria, o forte não se glorie da sua força e o rico não se glorire da sua riqueza. Se alguém quer gloriar-se,  que se glorie de conhecer e compreender que Eu sou o Senhor, que na terra estabeleço o amor, o direito e a justiça, pois é isso o que me agrada”. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 15 (16), 1-2 e 5. 7-8. 11

Refrão: Senhor, Vós sois o meu único bem.

Defendei-me, Senhor; Vós sois o meu refúgio.
Digo ao Senhor: Vós sois o meu Deus.
Senhor, porção da minha herança e do meu cálice,
está nas vossas mãos o meu destino.

Bendigo o Senhor por me ter aconselhado,
até de noite me inspira interiormente.
O Senhor está sempre na minha presença,
com Ele a meu lado não vacilarei.

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,
alegria plena em vossa presença,
delícias eternas á vossa direita.

2ª LEITURA Gal 6,14-18 – “Trago em meu corpo os estigmas de Jesus”

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas
Irmãos: Longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão valem alguma coisa: o que tem valor é a nova criatura. Paz e misericórdia para quantos seguirem esta norma, bem como para o Israel de Deus. Doravante ninguém me importune, porque eu trago no meu corpo os estigmas de Jesus. Irmãos, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito. Amen. Palavra do Senhor.

ALELUIA

Refrão: Aleluia. Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino.
Refrão

EVANGELHO Mt 11, 25-30 – “Escondestes estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos”

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Tudo Me foi dado por meu Pai. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve». Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Aceitai, Senhor, os dons que Vos apresentamos na memória de São Pio e fazei que, participando nestes santos mistérios, mereçamos obter os frutos salvíficos da Redenção. Por Nosso Senhor…

PREFÁCIO – Seguir a Cristo pela ascese e pela cruz

V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto.
R. O nosso coração está em Deus.
V. Demos graças ao Senhor nosso Deus.
R. É nosso dever, é nossa salvação.
Senhor, Pai santo, Deus eterno e onipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças sempre e em toda a parte, por Cristo, nosso Senhor. Vós infundistes no coração de São Pio o fogo de uma caridade tão grande por Cristo, que, unido á sua paixão, O seguiu com amor, perseverando até à cruz; e aos irmãos, aflitos por males na alma e no corpo, revelou incessantemente a divina misericórdia. Por isso, com os Anjos e todos os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz: Santo, Santo, Santo…

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Is 61, 1.2

O Senhor enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a promulgar o ano da graça do Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Senhor, que nos alimentais a esta mesa santa, concedei-nos que, seguindo em toda a nossa vida, os exemplos de São Pio de Pietrelcina, Vos sirvamos com dedicação constante e amemos a todos os nossos irmãos com infatigável caridade. Por Nosso Senhor…

 

Acompanhe em tempo real pela Web Tv Maria Mãe de Deus.
Acenda uma vela em nossa Capela Virtual e rezaremos por você.
Faça parte desta missão, cadastre-se na Campanha Romeiros de Fátima.
Ouça em tempo real pela nossa Web Radio Maria Mãe de Deus – See more at: http://santuariodefatima.org.br/grande-romaria-da-familia.html#sthash.fmI4ubF0.dpufAinda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de “Frei Pio” e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!