“Os Romeiros estão chegando”

Os romeiros estão chegandoAs romarias estão em alta na atualidade.

São Benedito, 19  de outubro de 2013 (SISF). O Ano da Fé está chegando ao seu final, mas deixará marcas profundas no Santuário de Fátima, que o vivenciou de forma intensa, basta ver o crescimento das romarias, especialmente estas últimas: “Romaria da Fé” (dia 13/09), “Romaria da Esperança” (dia 13/10) e a “Romaria da Caridade” (que acontecerá no dia  13 de novembro).

Ao convocar o Ano da Fé, o Papa emérito Bento XVI, propôs a toda a Igreja um Caminho de Conversão, uma conversão de dentro para fora. Uma conversão pessoal e comunitária. Pois são as pessoas convertidas e comprometidas com o Reino de Deus que transformam e tornam as estruturas mais humanas. Inclusive a própria estrutura eclesiástica.

Zemanta Related Posts ThumbnailNos dias 12 e 13 deste  mês de outubro o Papa Francisco celebrou no Vaticano a Jornada Mariana, dentro das comemorações do Ano da Fé. E pediu que fosse levada a Roma a imagem de Nossa Senhora de Fátima, pois os “Apelos da Mensagem de Fátima”, são muito atuais e se coadunam perfeitamente com os “Apelos do Ano da Fé”. A mensagem de Fátima, na sua essência, representa a urgência do próprio Evangelho: “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

O Papa Francisco tem acenado com veemência por uma Igreja peregrina, mais missionária. Menos voltada para si mesma. Com isto a paróquia, a comunidade deixa de ser o ponto de chegada, mas ponto de partida. Por isso mesmo as peregrinações, as romarias, e os santuários estão em alta. Pois nos ajudam a  redescobrir a identidade da vida cristã, ou seja, uma Igreja Peregrina, que vai ao encontro daqueles a quem o Senhor nos envia.

Os romeiros estão voltando..Esta experiência da romaria faz parte do DNA do ser católico, herdamos de Jesus, que mais que caminhante, se apresentou como O CAMINHO. Essa experiência mexe e comove o coração da gente. A romaria é um caminho de conversão. Esta experiência do Caminho nos ensina a lição da partilha, do desapego, da fraternidade. Os santuários, portanto,  ganham uma grande importância neste contexto, pois são o ponto de encontro dos romeiros.

E o nosso Santuário de Fátima com as romarias do Ano da Fé, atingiu um novo patamar. Em maturidade e vocação para acolher e servir. As romarias cresceram muito e estão definindo o perfil do Romeiro de Fátima.  Pedimos a Nossa Senhora que nos ajude servir com simplicidade e suscite mais voluntários para a missão evangelizadora do santuário. Aceite meu abraço e que Nossa Senhora de Fátima nos abençoe a todos.

Padre Antonio Martins Irineu

Papa Bento XVI e Nossa Senhora de Fátima 2