Palavra do Reitor › 31/01/2014

Adoremos a Deus em espírito e verdade!

Untitled-1A partir da liturgia da Festa da Apresentação de Jesus no Templo, que a Igreja celebra quarenta dias após a Festa do Natal, no início de fevereiro (02/02/14), convido você a refletir sobre a riqueza de significados desta celebração.

A profecia de Malaquias cumpre-se em Jesus Cristo: “Vou mandar meu mensageiro para preparar o meu caminho e imediatamente virá, ao seu templo, o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais… ele purificará os filhos de Levi e os refinará como se refinam o ouro e a prata; Então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como
convém” (Ml 3,1-3).

Com a apresentação no Templo, Jesus cumpre o ritual judaico da purificação e, ao mesmo tempo, purifica o Templo encerrando aquela religião de práticas puramente exteriores e implanta a religião que fala ao coração, a religião do culto agradável a Deus em Espírito e verdade.

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” (Jo 4,23).

Para Maria, a Mãe de Jesus, a apresentação no templo é um mistério doloroso. Ela oferece Jesus a Deus e ouve duras verdades a respeito das dores que sofreria com a cruz e a espada transpassando sua alma. Considerando que a oferta é uma renúncia, começa alí o sofrimento que acompanharia a Virgem Mãe até o cume do monte aos pés da cruz.

O gesto de Maria torna-se um gesto litúrgico em cada Eucaristia, quando o sacerdote oferece o pão e o vinho e a leva a assembleia à comunhão com Cristo, no Mistério da Salvação.

Por isso, abrimos sempre as portas do Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande e convidamos você, que faz parte da Campanha Romeiros de Fátima, a ser uma pessoa que verdadeiramente adora a Deus em espírito e verdade!

Padre Antonio Martins Irineu
Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!