Palavra do Reitor › 28/01/2016

Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima

Pastorinhos4A escolha do dia 20 de fevereiro para a celebração litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta deu-se pelo fato de nesse dia se recordar a morte da Jacinta, a última dos dois irmãos videntes de Fátima a falecer. Geralmente as festas litúrgicas dos santos recaem no dia da sua morte porque, para a Igreja, esse é considerado o dia do nascimento para a vida eterna.

Celebrar a vida de santidade de um servo de Deus, primeiro, é proclamar a santidade de Deus, o todo Santo que santifica cada pessoa disposta a acolher a sua graça. No caso específico de Francisco e Jacinta, celebramos ação de graças a Deus pela forma peculiar que essas crianças viveram sua vocação à santidade. Francisco e Jacinta viveram os apelos e desafios propostos por Nossa Senhora, que concretizaram a mensagem de Fátima.

A festa dos Beatos Francisco e Jacinta deve servir de estímulo para a nossa própria vocação à santidade, para que tenhamos disponibilidade para acolher com confiança a vontade de Deus e os desígnios da sua misericórdia, em meio às nossas alegrias e dores.

A mensagem que os Pastorinhos receberam de Nossa Senhora e transmitiram ao mundo deve ser interpretada no contexto histórico particular, para facilitar sua compreensão. No conjunto das aparições marianas, Fátima é a que apresenta as mensagens mais proféticas e políticas. Por isso, ler as Memórias da Irmã Lúcia é lançar um olhar de esperança cristã sobre o século que passou: olhar realista sobre os sofrimentosque decorrem do pecado da humanidade, mas um olhar pleno de esperança na misericórdia de Deus.

Isto significa que a mensagem de Fátima tem lugar nos tempos atuais. Em suas mensagens, Nossa Senhora sublinha, com veemência, a Boa Nova do Evangelho. Uma leitura equilibrada dessas mensagens leva-nosa reconhecer muitos traços evangélicos, tais como: oração, adoração, conversão, vivência da fé e uma vida conforme a vontade de Deus… É a mensagem de sempre para sempre, pois sublinha o apelo a encontrar-se no amor de Deus e a comprometer-se com ele.

Padre Antonio Martins Irineu (Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande)

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!