Palavra do Reitor › 28/01/2016

Jubileu Extraordinário da Misericórdia tem seu centro na Misericórdia de Deus.

24086257142_0c1c99588b_bAmados irmãos e irmãs,

A Misericórdia e a Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos!

“Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia.” Com estas palavras do Papa Francisco, iniciamos este novo ano vivenciando o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o qual no convida a vivermos, a cada dia, a misericórdia que o Pai estende sobre nós.

Estamos reunidos como rebanho do Bom Pastor para contemplarmos a face misericordiosa de Deus que é o próprio Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, para manifestar sobre os nossos corações a pureza de seu coração misericordioso. De modo particular, a Igreja Católica abriu o Ano Santo da Misericórdia no último dia 8 de dezembro, durante a Solenidade da Imaculada Conceição, como convite especial para fixarmos, de maneira mais intensa, o nosso olhar na misericórdia do Senhor, em sinal de profunda compaixão com o próximo.

Com alegria, o Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, atendendo ao pedido do Papa Francisco, realizou a cerimônia de Abertura da Porta Santa no último dia 13 de dezembro, no Terceiro Domingo de Advento, dia em que se abriu a Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. De modo especial, concretizamos o sinal visível de comunhão com a Santa Sé juntamente com os milhares de peregrinos, devotos de Nossa Senhora de Fátima, os quais se sentem tocados e realizam romaria a esse Santuário mariano como caminho de conversão e de renovação espiritual.

Durante todo este Ano Santo da Misericórdia, o Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande vivenciará, à luz da Palavra do Senhor, o lema do Jubileu extraído do Evangelho de Lucas (6,36): “Misericordessicut Pater”, “Misericordiosos como o Pai”. Na Casa da Mãe de Fátima, a Porta Santa ficará aberta ao longo do ano de 2016, como sinal vivo de um caminho extraordinário para a Salvação. Conforme nos orienta o Sucessor de São Pedro: “ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco”. Como centro de peregrinação, acolheremos os milhares de romeiros de distintas partes do País, na partilha fraterna dos Sacramentos, bem como na concessão de indulgências plenárias.

Assim, mergulhados no mistério da misericórdia, temos a prova de como Deus nos ama. Ele que nos dá tudo gratuitamente sem pedir nada em troca. Aquele que sempre vem ao nosso auxílio quando o invocamos. Como Igreja, sejamos os primeiros a testemunhar a verdadeira misericórdia do Pai, respondendo adequadamente à Graça, enriquecidos pela Palavra e confirmados em nossa eleição.

Padre Antonio Martins Irineu

Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande