Mãe: pureza de amor e acolhimento
A figura da mãe traz simbologias em diversas regiões do planeta. É ela quem nos sustenta do começo ao fim de nossas vidas e possui a mais forte oração. O mês de outubro está carregado de seu amor e pureza, que ampara e consola. Deus, em sua criação, soprou a revelação de sua divina essência nesta Mãe que transborda amor incondicional.
O tema da romaria de outubro, “A Virgem Maria Mãe da Consolação”, mostra a face daquela que atende às nossas necessidades, principalmente quando estamos machucados pelas dificuldades do dia a dia. Essa mãe nos consola em seus braços e nos dá forças nas provações.
Sigamos os passos da romaria, assim como Ela seguiu os passos de seu Filho. No Brasil, temos uma mãe como padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A imagem de uma santa negra encontrada no Rio Paraíba do Sul por pescadores transformou-se na mãe dos brasileiros por nossa miscigenação étnica, a quem recorremos com carinho e devoção.
O Santuário de Fátima é a extensão da casa maior, o Santuário Nacional. Estamos em sintonia, para que aprendamos esse amor único e puro
Padre Antonio Martins Irineu (Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande)