Mensagem de Fátima Sinal de Esperança e misericórdia para o nosso tempo!
Neste mês, celebramos as Festividades de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a qual, em 1917, apareceu na Cova da Íria, escolheu três crianças, falou na nossa língua e deixou uma Mensagem para o mundo. Mensagem mística e profética, de misericórdia, de conversão, de paz e de esperança, que continua atual após 100 anos. Maio, mês de Maria, é, portanto, esse convite para olharmos para o céu em homenagem à Mãe de Deus, com a certeza da proteção divina para nossos passos nesta difícil missão de santidade para a qual somos destinados.
Em sintonia com o Santuário de Fátima, em Portugal, e com a Igreja do mundo inteiro, nós do Santuário de Fátima da Serra Grande, aqui no Brasil, estaremos realizando, neste dia 13 de maio, a abertura do Centenário das Aparições de Fátima (1917 – 2017). A programação se estenderá até outubro deste ano, com o tema “O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que me conduzirá até Deus”. A celebração deste Jubileu pretende ser um momento forte de evangelização e divulgação da mensagem de Fátima, uma bênção de Deus para a humanidade, caminho para a conversão e para o encontro com Jesus Cristo.
Uma Senhora, mais brilhante que o sol, irrompeu, em 13 de maio de 1917, na vida das três crianças na Cova da Íria. Durante seis meses, a cada dia 13, a Virgem Maria renova este convite, com o qual Lúcia, Francisco e Jacinta Marto serão feitos testemunhas humildes de Deus no contexto de um mundo sofrido. Acolher a Mensagem de Fátima, hoje, é encarnar em nossas vidas esse apelo que Nossa Senhora fez a três crianças camponesas e ter a disponibilidade de sermos colaboradoras da promoção e defesa da paz entre os povos.
Sabemos que, ao doar a Sua paz aos discípulos, Jesus enviou-os ao mundo, em Seu Nome, e lhes deu o Seu Espírito para implantar, com o Seu poder, esta paz no coração de cada homem e de toda humanidade” (ECCSh, 1-2). Assim, a Virgem de Fátima nos reforça esse compromisso em sermos anunciadores da paz e misericórdia do Ressuscitado que passou pela Cruz, vivenciando e proclamando a Sua paz num mundo atual tão incerto e inseguro.
Por isso, a celebração deste centenário é sobretudo, entender que a Mensagem de Fátima não ficou presa a uma época passada, mas projeta o nosso presente, abrindo caminhos de fé e esperança para um tempo novo para todos nós! E, como a própria Virgem prometeu a Lúcia: o seu “Coração Imaculado” será sempre o nosso refúgio no tempo das tribulações! Sejam todos bem-vindos a este Centenário de Bênçãos. Que a Virgem de Fátima nos conceda uma santa e abençoada romaria!
Padre Antonio Martins Irineu (Reitor do Santuário de Fátima)