Palavra do Reitor › 03/02/2015

Quaresma nos convida à conversão: Convertei-vos e crede no evangelho!

lentQueridos irmãos e irmãs!

Ao iniciarmos a Quaresma, a liturgia da Quarta-Feira de Cinzas nos coloca diante de uma caminhada a ser trilhada – a da conversão. É um momento especial a todos nós cristãos, pois nos coloca dentro do mistério quaresmal.

Para isso, a Igreja nos indica caminhos de penitência: o jejum, a esmola e a oração são três práticas a serem vividas de modo especial durante a Quaresma. “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos”, conforme lemos na passagem do profeta Joel (2,12).

Através da prática da penitência nos preparamos para dispor nossa vida a uma mudança radical com a finalidade de aprofundarmos nosso encontro com Cristo. A penitência visa, portanto, a conversão interior, a conversão do coração.

Não podemos perder a oportunidade de nos renovarmos no amor de Deus, sobretudo nesse tempo quaresmal. É um momento forte de encontro e conversão para a experiência Pascal. É preciso que saibamos vivê-lo intensamente de modo que Cristo possa transformar nossos corações.

Portanto, peçamos a intercessão da Santíssima Virgem, Nossa Senhora de Fátima, ela que esteve junto à cruz de seu amado filho. Assim como Maria, nos entreguemos ao mistério do amor divino.

Uma abençoada Quaresma a todos!

Padre Antonio Martins Irineu
Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande