Palavra do Reitor › 18/06/2016

Santuário de Fátima e Santuário de Aparecida, um encontro regado pela misericórdia!

????????????????????????????????????

No Ano Santo da Misericórdia, Deus nos reservou mais uma grande graça. Desta vez, a de acolhermos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional, durante a Romaria em louvor a Nossa Senhora de Fátima, em nosso Santuário, neste dia 13 de junho. O encontro fecunda e consolida, assim, mais uma vez, esse elo concreto entre os dois santuários marianos, como sinal de que a Virgem Mãe, verdadeira discípula e missionária, nos conduz a sermos devotos discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo.

De fato, é um ano muito especial para a nossa fé cristã. Neste tempo em que vivenciamos o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, iniciamos, no último mês de maio, o Ano de preparação para a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, cuja primeira aparição de Nossa Senhora ocorreu no dia 13 de maio de 1917, em Portugal. No Brasil, nos preparamos para celebrar, com júbilo, os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul.

As celebrações desses jubileus marcam um verdadeiro ‘kairós’, um tempo especial da misericórdia de Deus, da bondade e ternura de Deus. Neste contexto de comemoração aos “300 anos de bênçãos”, receberemos a visita do reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, o qual virá, pela primeira vez, a São Benedito, para contemplar a fé peregrina dos devotos da Mãe de Fátima, em nosso Santuário. Este encontro fraterno entre os dois santuários marcará esse tempo de conversão e oração para todos os peregrinos que encontram na Mensagem de Fátima e de Aparecida a profundidade da fé e a vivência coesa do Evangelho.

Por tanto, que Maria, em distintos títulos, possa ser esse caminho, conduzindo-nos a esse verdadeiro e único caminho que é Jesus Cristo. Que o manto sagrado da Virgem Maria Santíssima seja bálsamo e canal de misericórdia de Deus, favorecendo a paz e a concórdia no mundo, onde as pessoas se amem e se respeitem mais!

Antonio Martins Irineu ; Reitor do Santuário de Fátima