Palavra do Reitor › 28/02/2014

Fraternidade e Tráfico Humano

Liberdade em Cristo

 

Com tema: “Fraternidade e Tráfico Humano , e o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), a Campanha da Fraternidade deste ano, tem como um de seus principais objetivos identificar as práticas de tráfico e exploração de pessoas em suas mais variadas formas.

Além disso, é fundamental que se reúnam elementos probatórios para denunciar essa violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

No Texto Base da CF-2014 identificamos como principais modalidades desse crime: o  tráfico para a exploração no trabalho; o tráfico para a exploração sexual; o tráfico para a  extração de órgãos; e o tráfico de crianças e adolescentes, entre outros.  O Papa Francisco quando se referiu ao tema tráfico humano disse: “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”.

No Documento de Aparecida, que teve como relator o então Cardeal Bergoglio, a Igreja  já denunciava que “o tráfico humano é uma das questões sociais mais graves da atualidade”  (cf. Celam, Documento de Aparecida, 7a. Edição, 2008, n.73).

Padre Antonio Martins Irineu
Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!