“Santa Maria, fonte de luz e de vida!”

São Benedito, 12 de abril de 2018 (SISF). O Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, em São Benedito – Ce, está pronto para celebrar  mais uma romaria  neste dia 13 de abril. Venha nesse tempo Pascal contemplar o Cristo Vivo na presença da Mãe.

Chamamos Maria Fonte de Luz porque gerou Cristo, luz do mundo. Também o Espírito Santo desceu sobre ela, como sobre aqueles que recebem o sacramento da confirmação. Podemos chamá-la “Fonte de Vida” porque nos deu Jesus, o Pão de vida com que os fiéis nos alimentamos.

Em Sentido próprio, fonte da luz e da vida para nós é somente Jesus Cristo. Todavia, a devoção mariana, enfocada a partir do ministério de Cristo e para ele, também se tem demonstrado, ao longo da história do povo de Deus, como um meio eficaz de santificação.

Os santos Padres não raro ensinam que os méritos de Cristo, celebrados pela virgem mãe Igreja nos sacramentos de iniciação, se realizam “com toda a verdade” (Pf) na Virgem Maria; pois o Espírito que santifica o seio da igreja, a saber, a fonte batismal, para dar à luz filhos de Deus, santificou o ventre de Maria para dar à luz o Primogênito de muitos irmãos (cf. Hb 2, 11-15); o mesmo Espírito que no Pentecostes desceu com abundância sobre a virgem Maria, descerá do céu sobre os neófitos na celebração do sacramento da confirmação; a carne e o sangue, que Cristo ofereceu no altar da cruz pela vida do mundo e que a Igreja oferece cada dia no sacrifício eucarístico, são os mesmos que a santíssima Virgem deu à luz para a nossa salvação.

Nesta missa é comemorada a função materna da igreja e da Virgem Maria para com os fiéis. Mas a maternidade de Maria precede a Igreja, da qual é figura e modelo. Nos textos da missa a Vigem Maria é celebrada como:

– Virgem Santa (Co, Pf), a qual, “à sombra do Espírito Santo” (Ant com), gerou a Cristo, pão da vida (cf. Jo 6,35), alimento eclesial dos fiéis;

– Modelo da Igreja (Ant entr), porque a Igreja também ela é virgem e, “com água virginal regenera os povos que creem” (Ant entr), e “imitando a Mãe de Cristo” (So) apresenta a oblação eucarística; porque, quanto “se realiza pelos sacramentos da Igreja misticamente, se cumpriu de fato na santíssima Virgem” (Pf);

– Palácio dos sacramentos celestes (Ant com), porque “em seu seio virginal” carregou Cristo, que é “o sacramento do Pai”: pois nele… estão escondidos os tesouros todos da Salvação e da graça, e por ele se nos revela o rosto do Pai (cf. Lc 10,22; Jo 14,9).

– Veja abaixo a programação, os padres e horários de missa e confissão. Publicamos também a liturgia da missa votiva, “Santa Maria, Fonte de Vida e de Luz”.

Missas:

Neste dia especial celebraremos sete missas sendo a primeira às 06h30 e seguida pela das 08h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h e também contaremos com a presença de sacerdotes no atendimento de confissões na capela Padre Pio.

 

Liturgia própria da missa votiva:

SANTA MARIA, FONTE DE LUZ E DE VIDA.

Antífona de entrada

Salve, ó Mãe da luz!

Como Virgem gerastes a Cristo

e vos tornastes modelo da Igreja

que regenera com a água batismal

os povos que creem. Aleluia!

Oração do dia

Senhor, concedeis à Mãe Igreja, de homens terrenos por natureza fazê-los celestes pela geração no seu seio virginal, a fonte do batismo. Fazei que ela, pelo evangelho da salvação e a graça dos sacramentos, os conduza à perfeita semelhança com o autor da vida, nascido da santíssima Virgem, o salvador universal, Primogênito de muitos irmãos, nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que é Deus convosco, ó Pai, na unidade do Espírito Santo.

Oração sobre as oferendas*

Recebei, Senhor, esta oferenda que, imitando a Mãe de Cristo, vos apresenta a Virgem Igreja, para que ela, reunida de todos os povos e nações, se torne um só corpo vivificado por um só Espírito. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio

Na verdade, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, por Cristo Senhor nosso. Vós estabelecestes, por admirável dom da vossa bondade, que misteriosamente se realizasse nos sacramentos da Igreja o que na Virgem Maria se tinha cumprido: a Igreja dá à luz a novos filhos na fonte do Batismo, concebidos virginalmente pela fé e pelo Espírito; unge os recém nascidos com o óleo precioso do Crisma, para que o Espírito Santo, que à Virgem encheu de graça, desça abundantemente sobre eles com os seus dons. Também para estes filhos cada dia prepara a mesa, a fim de os alimentar com o pão descido do céu, que a Virgem Maria deu à luz para a vida do mundo, Jesus Cristo, Senhor nosso. Por isso, com a multidão dos anjos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) a uma só voz:

Antífona de Comunhão

Bendita sejais, ó Virgem Maria,

que pelo poder do Espírito Santo

trouxestes em vosso seio virginal o Filho do eterno Pai

e fostes santuário dos divinos sacramentos. Aleluia!

Oração após a Comunhão*

Confirmai, ó Pai, no Espírito de Cristo aqueles que saciastes com o Corpo do Senhor, para que as nossas ações sejam sempre conduzidas por Aquele que ilumina os caminhos da Igreja, como santificou a vida da Virgem Maria. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Liturgia da Palavra

 PRIMEIRA LEITURA

Cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 2,14a.36-40a.41-42

 

No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: “Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”

Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”

Pedro respondeu

“Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo.

Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si” Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e os exortava. Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo.

Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles Os que haviam se convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna na fração do pão e nas orações.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL-S1 33,2-3.6-7.8.9

Contemplai a sua face e alegrai-vos.

 

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,

seu louvor estará sempre em minha boca.

Minha alma se gloria no Senhor

que ouçam os humildes e se alegrem!

 

Contemplai a sua face e alegrai-vos,

e vosso rosto não se cubra de vergonha!

Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,

e o Senhor o libertou de toda angústia.

 

O anjo do Senhor vem acampar

ao redor dos que o temem, e os salva.

Provai e vede quão suave é o Senhor!

Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia.

Sois feliz, ó Virgem santa, Maria,

pois de vós nasceu o sol da justiça,

Jesus Cristo, o Senhor e nosso Deus:

quem o seguir, possuirá a luz da vida.

Aleluia.

EVANGELHO

E sim ao mundo como luz

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João – 12,44-50

Naquele tempo, Jesus exclamou em alta voz: Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou.

Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

“Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz a palavra que eu falei o julgará no último dia.

Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar.

E eu sei que o seu mandamento é vida eterna.

Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

Palavra da Salvação.

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!