Santa Missa do Espírito Santo

São Benedito, 02 de janeiro de 2017 (SISF). Hoje o Santuário de Fátima da Serra Grande em São Benedito, iniciará a Santa Missa Votiva do Espírito Santo, que será celebrada mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês. Esta missa não é um modismo, faz parte da liturgia da Igreja e é um pedido de Jesus a Santa Miriam de Jesus Crucificado. No dia 18 de maio de 1874, ela vê um cálice vertendo luz sobre uma pomba para lavá-la. Uma voz sai dessa luz:

“Se quiseres procurar-me, conhecer-me e seguir-me, invoca a luz do Espírito Santo que iluminou os discípulos e ilumina todos os povos que O invocam. Declaro-te, em verdade: quem invocar o Espírito Santo me procurará e me encontrará. A sua consciência se tornará delicada como flores campestres. Desejo ardentemente que os sacerdotes celebrem mensalmente uma missa em honra do Espírito Santo. Quem celebrar ou a assistir, será agraciado pelo próprio Espírito Santo. Terá luz, terá paz. Curará doentes. Acordará os adormecidos.”

Com ousadia se atreve a escrever ao Papa. Confessa sentir-se levada a lhe comunicar os segredos do coração. Em junho de 1877, ela faz chegar às mãos de Pio IX, por intermédio do patriarca, uma mensagem:

“O mundo e as comunidades religiosas procuram novidades devocionais, e negligenciaram a verdadeira devoção ao Divino. Por isso há tanto erro, desunião e falta de paz e luz. A luz não é pedida como seria preciso, contudo é ela que faz conhecer a verdade. ela é negligenciada até nos seminários…”

Qualquer pessoa do mundo ou da comunidade que invocar o Espírito Santo e tiver devoção a Ele não morrerá no erro. Todo sacerdote que propagar esta devoção receberá a luz enquanto fala aos outros. A vida de Santa Miriam de Jesus Crucificado foi toda imbuída da devoção ao Espírito Santo. Mimada pelo Espírito, ela se torna seu profeta e evangelista.

A vida de Santa Miriam Carismática ou Pequena Árabe como também é conhecida, tem uma particularidade que a une fortemente ao nosso Santuário.  Santa Miriam foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 17 de maio de 2015, mesma data em que nosso Santuário foi Dedicado pelo Núncio Apostólico. E no altar do Santuário tem uma relíquia, ex corporis, da Santa. 

Leia mais alguns textos de Santa Miriam que nos ajudam a entender a importância desta Missa ao Espírito Santo:

“Sois vós que nos fazeis entender Jesus. Vinde meu consolador, vinde alegria minha, vinde minha paz, minha força, minha luz. Jesus disse que vos comunicaríeis com os ignorantes: eu sou a primeira entre os ignorantes. Não vos peço outra sabedoria e ciência que a ciência de encontrar Jesus e a sabedoria de retê-lo…Senti um fogo aceso no coração. O Espírito Santo não me nega nada.”  Ela desejava que o mundo gelado fosse se aquecer junto dessa Sarça!

Do Carmelo de Belém, ela escreveu por ordem do céu, ao patriarca de Jerusalém, recomendando-lhe a devoção ao Espírito Santo. A pedido dela, um altar lhe foi dedicado na catedral. Em janeiro de 1876, pressentindo a iminência da Guerra dos Balcãs, ela suplica ao patriarca que faça rezar diariamente o Veni Creator Spiritus. Em dezembro ela pede uma novena ao Espírito Santo; o patriarca atende.

A súplica foi entregue ao Santo Padre. Só uns vinte anos depois é que Leão XIII, na carta Provida mater, e em especial na encíclica Divinum illud munus prescreve a novena do Espírito Santo em preparação para a festa de Pentecostes.

Portanto, vamos atender este pedido e rezar por um Novo Pentecostes na vida da Igreja, no Mundo e na Família. Vamos rezar e pedir o Batismo no Espírito Santo ou a renovação do mesmo. Esperamos você e sua família.

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!