Notícias › 06/06/2014

Santa Sé promove amamentação em público

topicA Santa Sé incentiva a amamentação, inclusive em público e nos locais de trabalho, segundo declarou Dom Zygmunt Zimowski, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, na 67ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada de 19 a 24 de maio, em Genebra.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é o meio ideal para oferecer aos bebês todos os nutrientes de que precisam para crescer e ter um desenvolvimento saudável.

Por isso, este organismo fez dela um dos grandes objetivos da sua estratégia de desenvolvimento no mundo inteiro, algo que foi acolhido com satisfação pela Santa Sé.

“A amamentação é uma importante proteção contra a desnutrição das crianças – declarou Zimowski. Por isso, é preciso protegê-la e promovê-la no contexto da atenção de primeira necessidade.”

Além disso, “deve haver leis que garantam sua prática nos locais de trabalho e em público”, acrescentou.

Com relação à amamentação em público, o representante da Santa Sé recordou que o próprio Papa Francisco incentivou as mães a “não hesitar em amamentar seus filhos quando eles sentirem fome”.

No último mês de janeiro, o Pontífice disse, em um clima familiar e espontâneo: “Alguns vão chorar porque não estão cômodos ou porque têm fome. Se estão com fome, mamães, deem-lhes de comer! Há tantos bebês que choram porque sentem fome…”.

Para o Papa Francisco, ainda que alguns se oponham à ideia de que as mulheres devem alimentar seus filhos tranquila e comodamente, não se pode fazer uma criança faminta esperar, nem sequer em público! E o Pontífice defende esta ideia desde que era arcebispo de Buenos Aires.

Em 21 de maio, os Estados membros da OMS aprovaram o marco mundial de acompanhamento da nutrição entre a mãe, o bebê e a criança pequena.

Atualmente, o número de crianças que apresentam um atraso de crescimento está em retrocesso, enquanto aumenta o número de crianças que sofrem de obesidade.

Por ACI

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!