Santuário de Fátima jubila-se com os 24 anos da Primeira Missa no dia 13 em São Benedito-CE

A romaria deste dia 13 de Julho marcado pela memória da 3ª aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos e a procura de muitas confissões fez jubila-se com os 24 anos que foi celebrada a primeira missa meio dia na cidade de São Benedito-CE.

No dia 13 de julho 1998, por volta das 11h00, uma hora antes da missa, Pe. Antonio e frei Julián chegam à matriz de São Benedito e são surpreendidos pela multidão que lotava o templo, sem contar os que não conseguiram entrar. Os padres, tiveram dificuldade para entrar na igreja. Pe. Antonio comentou: “Que tremendo! De onde vem toda essa gente? Creio que temos aqui mais de duas mil pessoas. Deus seja louvado!” E Fr. Julián complementou: “Tudo que envolve Nossa Senhora é assim mesmo. Ela é Mãe de Deus e nossa. Esta gente toda esta aqui para pedir a benção a Maria. Isto ainda vai muito longe.” Os padres atenderam muitas confissões, enquanto o povo rezava o terço. E ao meio dia celebraram a missa.

Chamou muita atenção naquela primeira missa, as muitas caravanas vindas de outras cidades e distritos. Já dava para sentir um cheiro de romaria. Com o passar dos meses a participação do povo foi aumentando e as romarias de toda a região foram criando uma áurea de santuário. Padre Antonio começou a sentir a necessidade de um espaço maior e de um atendimento mais voltado para os romeiros. Frei Julián chegou a comentar com o Padre Antonio: “Esta missa é uma grande benção, é o que existe de melhor na paróquia. Já lhe falei, isto vai longe.” “Não tenho dúvida.” Concordou o padre Antonio.

Em outubro de 1998, Pe. Antonio viajou a Portugal com Dom Francisco Jávier Hernández , bispo diocesano. Precisamente, no dia 7/10/98 (Festa de Nossa Senhora do Rosário), concelebrou na Basílica de Nossa Senhora de Fátima. E confidenciou mais tarde: “Naquele dia coloquei este sonho nas mãos de Maria. E sentindo a misteriosa presença de Deus naquele lugar tão bendito, disse no silencio do meu coração, haveremos de construir um lugar bendito para a Mãe de Deus lá na Ibiapaba. Saí dali com este compromisso no meu coração, só mais tarde revelado, em meados de 1999 quando lancei a Campanha para a Construção do Santuário, nas missas dos dias 13.”

Embora Dom Francisco Javier pensasse em um centro de peregrinação diocesano, um santuário que canalizasse a religiosidade de nosso povo. Em concreto, este Santuário nasceu das missas dos dias 13. Com o incremento da devoção a Nossa Senhora de Fátima a oportunidade de se ter este lugar sagrado foi-se fortalecendo e concretizando. Na fé nada é coincidência, tudo é providência.

Os meses se passaram, e a cada dia 13 aumentava o número de devotos na missa do meio dia. A princípio, Pe. Antônio deslocou a missa para a praça da matriz. Considerando as dificuldades decorrentes do clima, sol ou chuva, iniciou dois novos horários de missa nos dias 13.

A partir do ano 2000, começou a missa de 7 e 9 horas. Com três horários, passamos a acolher em média 3.500 pessoas a cada dia 13.

Melhoramos também o atendimento aos fiéis. Com o apoio do Pe. Raimundo Lúcio, passamos a atender confissões durante toda a manhã dos dias 13. Outro fator importante foram os testemunhos: as pessoas que alcançavam graças começaram a divulgar no final das missas as graças recebidas com testemunhos contundentes e emocionantes.

Como a missa do meio dia, desde o início, contou com a transmissão da Rádio Tabajara, a devoção se firmou a nível regional. Fiéis de Tianguá, Ubajara, Ibiapina, Carnaubal, Guaraciaba, Croatá, Graça, Mucambo, Pacujá e algumas cidades do Piauí, começaram a organizar caravanas para as missas dos dias 13.

Após 24 anos a fé deste povo fez nascer o maior Santuário Dedicado a Nossa Senhora de Fátima no Brasil, uma das devoções mais queridas do povo cearense. O Santuário comporta de modo confortável e respeitando às prescrições legais, a 1.800 fiéis sentados (5 mil em pé), com acessos especiais e ambientes planejados para deficientes e acomodações adequadas para Idosos e Crianças.