Santuário de Fátima realiza 3ª romaria do ano com mutirão de confissões

O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, celebra nesta quarta-feira, 13, sua 3ª romaria do ano. Como estamos na Quaresma esta será a Romaria da Penitência, com o tema: “Bem-aventurada Virgem Maria junto à Cruz do Senhor”.

Esta Missa Votiva celebra a participação de Maria no mistério da Paixão, isto é, “as dores de Maria unida ao sacrifício do Filho” (oração após a Comunhão). As orações recordam várias vezes que foi por desígnio de Deus que a Virgem se fez presente junto à cruz, para que “junto à cruz do novo Adão estivesse a nova Eva” (Prefácio).

A Virgem Maria é invocada nesta Missa como “companheira” da Paixão do seu Filho (Prefácio). Celebra-se, pois, a “com-paixão” de Maria, isto é, o seu sofrer junto com Jesus. A antífona da comunhão chega a exaltá-la como “mártir”.

Digno de nota é o paralelo que o Prefácio faz com o nascimento de Jesus, ao dizer que as dores que Maria não sofreu ao dar à luz o seu Filho, as sentiu aos pés da cruz. Esta oração reforçaria a tese de um nascimento miraculoso de Jesus, no qual Maria não sentiu dores. Contudo, trata-se aqui de uma opinião teológica, e não de um dogma de fé.

A liturgia destaca o caminha de Maria junto ao seu Filho, caminhada esta que se estendeu ate ao pé da cruz, onde Jesus lhe deu o papel de Mãe da humanidade.

Precisamos ainda, realçar o Tempo da Quaresma que chama-nos especialmente ao encontro de Deus no abraço da reconciliação. Reconhecer que somos pecadores e buscar a reconciliação é um exercício de maturidade humana, que torna possível a conversão, a pacificação, a inserção numa nova vida que começa no perdão. Cristo é nosso reconciliador com o Pai: “O sangue que derramou paga nossa liberdade e nos merece o perdão dos pecados”.

Veja a nossa programação:

06h30 com o Pe. Antônio Justino do Nascimento
08h00 com o Pe. Frei Santiago José Martinez Lázaro
10h00 com o Dom Edimilson Neves Ferreira
12h00 com o Pe. José de Anchieta Aguiar Vasconcelos
15h00 com o Pe. Elias Souza de Brito
17h00 com o Pe. Sebastião de Lima
19h00 com o Pe. José de Anchieta Aguiar Vasconcelos

Confissões:

Os fiéis que desejam se preparar para celebração da Páscoa, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima realiza neste dia 13 de março, o mutirão de confissões. Os padres da região sul da Diocese de Tianguá estarão atendendo os fieis a partir das 8h por ordem de chegada. O mutirão faz parte do planejamento pastoral diocesano.