“Senhor, eu não sou digno…”

Eucaristia

São Benedito, 29 de maio de 2016 (SISF). “Senhor, eu não sou digno que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e serei salvo”. Estas palavras do centurião romano no Evangelho, mostra-nos a grande fé de um estrangeiro que coloca toda a sua confiança na misericórdia de Jesus e na sua Palavra, enquanto pede a cura de um seu servo. Jesus acolhe à sua súplica e mostra admiração pela grande fé deste homem estrangeiro.

Celebramos hoje o IX Domingo do Tempo Comum, liturgia que será presidida pelo Administrador Apostólico da Diocese de Tianguá, Dom Francisco Javier, e concelebrada pelos sacerdotes das paróquias da cidade de Tianguá, que peregrinam neste domingo ao Santuário de Fátima em São Benedito.

Esta Romaria da Misericórdia se insere no contexto do JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA, onde os romeiros cumprindo as determinações da Igreja recebem indulgências plenárias. Confessando, comungando, rezando pelas intenções do Santo Padre e professando a fé, e naturalmente, passando pela porta da misericórdia.

Esperamos com muita alegria a presença dos romeiros de Tianguá: da Paróquia de Sant’Ana, da Paróquia de Santo Antonio e da Paróquia de São Pedro. Muitos romeiros de outras cidades e dioceses também peregrinam ao Santuário neste domingo. Sejam todos muito bem vindos! Veja a seguir a liturgia própria deste domingo.

Primeira Leitura (1 Reis 8, 41-43): O rei Salomão pede pelos estrangeiros que venham rezar ao templo do Senhor, que tinha edificado em Jerusalém. Deus é só um e quer que todos os homens se salvem.

Salmo Responsorial    Sl 116 (117), 1.2 (R. Mc 16, 15): O salmo anima-nos a levar a mensagem de Jesus a todos os povos da terra.

Segunda Leitura (Gl 1, 1-2.6-10):  São Paulo lembra que a doutrina de Jesus é só uma. Os seus enviados têm obrigação de a transmitir fielmente. E devemos acautelar-nos com os que venham anunciar outro Evangelho diferente.

Evangelho (São Lucas 7, 1-10): Jesus fica admirado com a fé daquele centurião que lhe pede a cura do seu criado. Aprendamos com ele a fé e a humildade para acolher a Jesus que nos vai falar.