Vaticano anuncia canonização dos Pastorinhos de Fátima

O papa Francisco, em reunião com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação da Causa dos Santos, anunciou, na manhã desta quinta-feira (23), o decreto que confirma o milagre atribuído à intercessão dos beatos Francisco Marto e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos das aparições da Virgem Maria na Cova da Íria, entre maio e outubro de 1917.

O boletim diário da Sala de Imprensa do Vaticano foi recebido com grande alegria pelo Santuário de Fátima, em Portugal, e pelo Santuário de Fátima da Serra Grande, no Brasil, juntamente com os devotos espalhados pelo mundo, neste ano em que a Igreja Católica vivencia o Jubileu do Centenário das Aparições de Fátima.

O bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, demonstrou enorme satisfação pela notícia de canonização dos  pastorinhos. “Não foi surpresa, pois tinha esperança de que durante o ano de centenário tivéssemos a canonização dos pastorinhos. Mas fui apanhado de surpresa, pois não esperava que fosse tão rápida”, disse o bispo de Leiria-Fátima, em declarações aos jornalistas hoje na Casa Episcopal, em Leiria, Portugal.

De acordo com a Postuladora da Causa da Canonização dos Pastorinhos, Ir. Ângela Coelho, os beatos Jacinta e Francisco, beatificados pelo até então papa João Paulo II em 2000, serão os mais jovens santos da história da Igreja. “Partilho da alegria da Igreja em Portugal e de toda a Igreja espalhada pelo mundo, ao saber da aprovação do decreto pelo Papa Francisco, e sublinho que são os mais jovens santos na história da Igreja que não são mártires”, afirmou.

Canonização

Segundo a Santa Sé, a data e o local para a cerimônia de canonização serão decididos pelo Papa no dia 20 de abril. “No caso de a canonização ser a 13 de maio, estaremos preparados, e mesmo que não seja, não iremos deixar de celebrar esse facto”, declarou, satisfeito, o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, aos jornalistas. O Papa Francisco estará em Fátima, Portugal, nos dias 12 e 13 de maio de 2017 para as comemorações alusivas ao Centenário das Aparições.

A Conferência Episcopal Portuguesa também comemorou a aprovação pelo Papa Francisco do milagre necessário para a canonização de Francisco e Jacinta. “Trata-se de uma feliz coincidência com a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário aos pastorinhos em Fátima”, disse a entidade através de nota à imprensa.

Fonte: http://www.fatima.pt/pt/

Ingrid Monteiro – Jornalista Amex

Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias do Santuário!