“Vós sereis batizados no Espírito Santo”

São Benedito, 07 de fevereiro de 2017 (SISF). “Vós sereis batizados no Espírito Santo”. Essa Palavra do Senhor se cumpriu na noite desta segunda-feira no Santuário. Uma multidão, por volta de 6 mil romeiros do Ceará e do Piauí, participaram da Missa Votiva do Espírito Santo.

A missa foi presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, Padre Antonio Irineu e concelebrada pelo Padre Eufrazio (Varjota – Diocese de Sobral). Padre Felipe Ribeiro da Paróquia São Benedito confessou durante toda a missa na sacristia.

O Santuário foi tomado por um mar de romeiros vestidos de vermelho, a cor do Espírito Santo. O Santuário se transformou numa sarça ardente, haja visto a unção que envolveu a todos. A imagem que visualizamos foi de uma tenda, o Santuário se transformou numa grande tenda envolvido pela nuvem.

.: Veja aqui a homilia

.: Veja aqui a missa completa

“Aqui as pessoas não assistem a missa… Participam, há um envolvimento tal que três horas se passam num piscar de olhos. E todos manifestam uma alegria contagiante que é fruto da experiência do Espírito Santo”, ressaltou Padre Antonio Irineu, reitor do Santuário.

Padre Antônio fez uma belíssima e curta homilia, falou sobre as promessas do Espírito Santo reveladas a mística Santa Miriam, a Carismática. E mostrou a necessidade do Batismo no Espírito Santo. Aliás, essa tem sido uma tecla no pontificado do Papa Francisco, que a Igreja volte a oferecer aos fiéis a experiência da efusão.

E aconteceu, a breve homilia conduziu para a oração, como deve ser, a Palavra sempre suscita a oração. Conduzidos pelos Missionários Conrado, Brito, e Beto (Comunidade Católica Shalom), a assembleia foi incendiada pelo Ministério de Música: Incendeia minha alma… Derrama teu amor aqui, faz chover água viva”. Como bem lembrou o reitor, deixa o Espírito de Deus fluir nos corações.

O apelo para esta missa alcançou o coração do Pe. Antonio Irineu, reitor do Santuário, na sua última viagem a Itália onde sentiu fortemente esta necessidade ao visitar Lucca e ser contagiado pelos devotos do Espírito Santo, especialmente Maria Rita, que lhe incentivaram a celebrar uma missa mensal em devoção ao Espírito Santo.

Esta missa não é um modismo, faz parte da liturgia da Igreja e é um pedido de Jesus a Santa Miriam de Jesus Crucificado, que tem uma forte ligação conosco, pois no dia da Dedicação do nosso Santuário, 17 de maio de 2015, a santa foi canonizada em Roma. E justamente no altar central está colocada uma relíquia ex corporis de Santa Miriam.

Santa Miriam tem uma forte ligação com o Espírito Santo, é considerada na tradição hagiográfica a profeta do Espírito Santo. No dia 18 de maio de 1874, ela vê um cálice vertendo luz sobre uma pomba para lavá-la. Uma voz sai dessa luz:

“Se quiseres procurar-me, conhecer-me e seguir-me, invoca a luz do Espírito Santo que iluminou os discípulos e ilumina todos os povos que O invocam. Declaro-te, em verdade: quem invocar o Espírito Santo me procurará e me encontrará. A sua consciência se tornará delicada como flores campestres. Desejo ardentemente que os sacerdotes celebrem mensalmente uma missa em honra do Espírito Santo. Quem celebrar ou a assistir, será agraciado pelo próprio Espírito Santo. Terá luz, terá paz. Curará doentes. Acordará os adormecidos.”

A outra santa que tem forte ligação com o Espírito Santo é a Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo. Olha o que nos diz Elena Guerra sobre um Novo Pentecostes:

“A solenidade de Pentecostes não é uma simples comemoração de tão grande mistério: é o verdadeiro renovamento porque o mesmo Espírito que visivelmente desceu sobre Igreja nascente, continua a descer invisivelmente sobre os fiéis para acender nos seus corações o fogo do divino Amor.”

Portanto, estamos atendendo este pedido e rezando por um Novo Pentecostes na vida da Igreja, no Mundo e na Família. Vamos rezar e pedir o Batismo no Espírito Santo ou a renovação do mesmo. E fica o convite para a próxima missa, dia 06 de março as 19 horas. Sempre na primeira segunda-feira do mês. Esperamos você e sua família.