Santuário de Fátima celebra Romaria do 13 de abril em alusão a Páscoa

O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, celebrou neste sábado,13, a grande romaria da Páscoa. Com o Tema: “Bem-aventurada Virgem Maria no Cenáculo”. Celebrar, com efeito, a ressurreição do Senhor e a alegria que dela decorre. Essa passagem do Tempo da Páscoa, à medida que se aproxima a Solenidade de Pentecostes, a Igreja recorda a participação de Maria neste acontecimento salutar, unida à Igreja nascente representada pelos Apóstolos. Esta celebração recorda, pois, a dupla ligação de Maria: com o Espírito Santo e com a Igreja.

Primeiramente, a relação da Virgem com o Espírito Santo: ela é invocada como “aquela a quem o Espírito Santo cobriu com a sua sombra”, tanto na Encarnação quanto em Pentecostes; unida aos Apóstolos, ela é repleta pelos dons do Espírito e ainda modelo de docilidade à ação do Espírito.

A união de Maria com a Igreja, por sua vez, é expressa no texto bíblico citado várias vezes nesta celebração: “Eles perseveravam unidos na oração com Maria, Mãe de Jesus” (At 1,14). Aqui Maria é para a Igreja “exemplo admirável de oração e de unidade”.

Contemplando o exemplo de perseverança na oração da Mãe de Jesus, a Igreja pede esta mesma perseverança: “concedei-nos por sua intercessão que, cheios do mesmo Espírito, perseveremos unidos na oração”. Contemplando sua união com os Apóstolos, nos empenhamos em trabalhar “pela concórdia e pela paz dos irmãos”.

Por fim, o mistério de Maria à espera do Espírito abre-se também a uma perspectiva escatológica: “A Virgem Maria, vigilante na oração e fervorosa na caridade, é figura da Igreja que, enriquecida com os dons do Espírito, vigilante espera a segunda vinda de Cristo”.